PRODUTORES RECEBEM CERTIFICADOS DO NEGÓCIO CERTO RURAL DURANTE EXPAPI


 
Quinze produtores rurais de Soledade, no Cariri paraibano, receberam no último sábado (27) o certificado de conclusão do programa Negócio Certo Rural (NCR) durante a Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais (Expapi) em Campina Grande. O curso foi aplicado entre os dias 28 de janeiro e 12 de março. 

O NCR é desenvolvido em parceria entre o SENAR e o Sebrae e capacita produtores na gestão de pequenas propriedades rurais. Ao longo de 46 horas de treinamento, os alunos aprendem sobre temas como segurança e saúde no trabalho, administração do negócio e relação com o mercado, por exemplo.

 
Para o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do SENAR-PB, Gabriel Petelinkar, a capacitação na área gerencial é um diferencial na abordagem desenvolvida pelo programa, já que ao longo do curso o agricultor ou pecuarista desenvolve um plano para aprimoramento de suas atividades.
“Nosso produtor, em geral, sabe como criar animais ou produzir alimento, mas as vezes falha em administrar custos, investimentos e lucro. O SENAR chega junto e o apoia com uma linguagem acessível e também com uma consultoria na sua propriedade”, explicou.
Uma das pessoas beneficiadas pelo projeto foi o produtor Anchieta Arruda. Ele é criador de frango para corte numa associação no município de Soledade. Anchieta explica que o trabalho rural não pode mais ser feito de qualquer maneira e que com o conhecimento adquirido no curso já conseguiu tornar produtivas áreas que antes não eram utilizadas no sítio.
“Esse curso foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida recentemente. Em termos de conhecimento, de gestão, de como melhor a propriedade. Antigamente a gente vendia um animal e não sabia quanto tinha sido gasto para criar. Hoje em dia não, a gente sabe quanto o bicho custa do começo até o fim”, comentou.
A atitude de cada aluno diante do conhecimento adquirido é essencial para o sucesso da aplicação do curso, avaliou Jucieux Palmeira, representante do Sebrae. “Vocês são os atores dessa atividade e estão recebendo essa certificação por mérito próprio. Mas continuem investindo na busca por conhecimento”, foi a mensagem que ele deixou aos concluintes.
Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073

Postagens mais visitadas deste blog

PARÓQUIA DE SANTA ANA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA FESTA DA PADROEIRA

TJPB NOTIFICA MUNICÍPIO DE SOLEDADE PARA REGULARIZAR PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS