RACIONAMENTO DE SOLEDADE E MAIS 18 MUNICÍPIOS PARAIBANOS DEVE ACABAR EM DUAS SEMANAS


O presidente da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes, espera que o racionamento de água na cidade de Soledade e nas outras 18 cidades abastecidas pelo Açude Epitácio Pessoa chegue ao fim no próximo dia 19 de julho. A previsão está dentro do prazo inicial para que o abastecimento nesses municípios volte ao normal, que é de 90 dias após inauguração da transposição do Rio São Francisco, em Monteiro.
Segundo João Fernandes, a vazão que está chegando a Boqueirão ainda não é a esperada, mas sua expectativa é que a data seja mantida. “Ainda estou trabalhando com esta data do dia 19 de julho, porque a margem de 60 a 90 é uma margem boa. Tenho fé no dia 19 de julho ou até quem sabe antes. Porque, depois de regularizar Boqueirão, nós precisamos mandar água para Acauã, que é a sede do meio Paraíba, que abastece mais de 10 municípios tão importantes quanto os outros”.
Entretanto, o presidente da Aesa faz questão de ressaltar seu anseio para possíveis inconformidades nas obras da transposição. “Nós estamos meio preocupados porque aconteceu aquele problema lá em Custódia. O governo agiu imediatamente, está, inclusive, fazendo manutenção no canal e desde o dia 19 de junho, que foi quando se restaurou o sistema, até hoje nós estamos recebendo uma quantidade menor de água”.
Fernandes também faz ressalvas para que o Ministério da Integração busque fazer os ajustes necessários. “O governo precisa acelerar o encaminhamento dessas águas e corrigir logo esses defeitos, fazer uma manutenção, porque se a gente só recebe três metros, com certeza não vai chegar, porque só lá em Campina Grande vamos precisar 1.300 litros por segundo”.

Postagens mais visitadas deste blog

FABIANA GOUVEIA, REGINALDO DE BABÁ E MIRANDA FECHAM COM CAIO ROBERTO

Prefeito de Soledade baixa decreto proibindo funcionários de usar celular durante o expediente.